JoiaPro na Ourindústria 2019

65 expositores compuseram a malha empresarial da Ourindústria 2019. Organizada pelo município do concelho em parceria com a Rota da Filigrana, o GoldPark – Incubadora Tecnológica, o CINDOR e a AORP, a feira realizou-se entre 18 e 21 de maio no Multiusos de Gondomar.

Alicerçada na tradição e no saber dos mestres artesãos, sem descurar a busca do novo, a partilha e a qualificação dos novos talentos, a edição de 2019 apresenta o setor da joalharia e ourivesaria com o mote “You Think, We Do”. O valor incalculável da destreza dos joalheiros, a par da modernização do setor e da qualificação de recursos humanos em todas as vertentes da sua cadeira de valor, são pilares essenciais e estratégicos para dar resposta aos desafios da economia global, ao ritmo veloz da era digital e das novas tendências de consumo.

A joalharia portuguesa é sim nosso património. Património de Portugal que, quando enaltecido na própria capital da ourivesaria, talvez merecesse um pouco mais de consideração por aqueles que constituem a base da pirâmide: os fabricantes de ourivesaria. No folheto de apresentação da feira, pelas palavras do presidente Marco Martins, esta nova edição assentou nas “histórias por detrás de cada banca, dos rostos e das técnicas que estão na origem de cada peça de joalharia portuguesa”. Contra factos não há argumentos: muitas foram as bancas vazias e os expositores desocupados que constatamos. Facto esse também a nós reportado. Então, essas histórias, esses rostos… Não importam?

Toda a reportagem na próxima edição da JoiaPro.