BNI Vintage comemora segundo aniversário

O BNI – Business Network International – é a maior organização mundial de profissionais afeta à troca de referências. O grupo Vintage é uma subsecção do Porto que, no dia 7 de março, comemorou dois anos de existência. O evento decorreu na Quinta da Azenha, em Gondomar, e contou com cerca de 100 profissionais de áreas distintas, nomeadamente dos setores da ótica e da joalharia.

O conceito que enraíza o statu quo do BNI teve a sua origem há 35 anos, nos Estados Unidos da América, e foi fundado por Ivan Misner numa altura de constrangimento profissional quando perdeu um cliente que representava 80% da sua faturação. Assim, agrupou um conjunto de amigos e pediu ajuda, apelando aos seus contactos diretos. Mais tarde, numa oportunidade de negócio concorrencial, Misner conquistou-a por já ter sido referenciado. 

José Augusto Teixeira, diretor executivo do BNI, assume funções há 13 anos. Foi por essa altura que, pela primeira vez, participou numa reunião às seis e meia da manhã e, em apenas quatro meses, assumiu a presidência do grupo. Passado um ano, ficou dono do franchising do Porto, Minho, Viana do Castelo, Braga e Interior Norte (Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real). Hoje em dia, José Teixeira gere o conjunto de diretores das 21 equipas que existem na região BNI NIP – Norte, Interior e Porto.

A Editora CódigoPro, que incorpora cinco revistas especializadas em diferentes áreas, viu no evento do BNI Vintage uma oportunidade de conhecer os profissionais lá presentes. Aproveitámos, por isso, para conversar com a diretora-geral da Opticalia São Brás, Leonor Silva, e com a joalheira Sofia Tregeira. Veja a reportagem nas próximas edições da ÓpticaPro e da JoiaPro.