Covid-19: investigadores portugueses estão a desenvolver teste de saliva

Um grupo de médicos e investigadores liderados por Nuno Rosa, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigador de um dos laboratórios da instituição, o SalivaTec, está a trabalhar no desenvolvimento de um teste para diagnosticar a Covid-19 através da saliva.

De acordo com artigo publicado no Diário de Notícias, a equipa está ainda a recolher os últimos dados, “mas os resultados mostram que a ideia funciona, a prova de conceito está feita”. O grupo está agora “na fase de encontrar parceiros para desenvolver e criar um teste miniaturizado para aplicação em larga escala”.

Com o nome “CoVTec em Saliva – Diagnóstico da Covid-19 em saliva”, este projeto pretende “criar um método para detetar não só a presença de partículas do SARS-CoV-2, mas também de anticorpos contra ele, usando apenas uma amostra de saliva”. A ideia surgiu de forma natural entre os investigadores do SalivaTec, uma vez que “este fluido biológico é muito rico em informação, para aplicação ao diagnóstico em saúde”.

Saiba mais aqui.