CUF: Ciclo de conferências “Desafios da COVID-19”

Um ano após o início da pandemia, a CUF lançou o desafio à comunidade científica e aos profissionais de saúde para uma reflexão abrangente e multidisciplinar sobre as consequências da COVID-19, nos doentes Covid e não Covid. Desde 6 de abril e até ao próximo dia 4 de maio, o ciclo de conferências decorre para promover a análise e reflexão sobre um dos momentos mais desafiantes da saúde.

A próxima sessão, é a terceira deste ciclo, está marcada para dia 20 de abril e tem como tema ” as consequências funcionais e fisiológicas no pós-covid”.Especialistas de Pneumologia, Otorrinolaringologia, Medicina Física e Reabilitação, Neurologia e Medicina Interna da CUF irão analisar, de acordo com as suas práticas clínicas, as sequelas que têm vindo a ser diagnosticadas aos doentes no pós-covid e os desafios que se colocam na reabilitação e acompanhamento destes doentes. António Bugalho, Marques dos Santos, Paulo Beckert e Fernando Pita são os médicos oradores desta sessão, moderada por Paulo Bettencourt.  

“As consequências da saúde mental no pós-covid” é outro tema central destas sessões clínicas, que irá juntar as áreas de Psiquiatra, Psicologia e Pedopsiquiatria. Nesta reflexão serão analisadas as sequelas que uma pandemia como aquela que atravessamos está a deixar na saúde mental das populações. Serão oradores nesta sessão, marcada para 27 de abril, o Diretor do programa Nacional de Saúde Mental, Miguel Xavier e os médicos da CUF Magda Andrea Oliveira, Sara Melo e Luís Madeira que assumirá a moderação da sessão.

Para finalizar este ciclo, a CUF reflete sobre a forma e os modelos adotados para enfrentar a pandemia. A “Gestão da pandemia de COVID-19| Sínteses e Conclusões” é a reflexão que encerra este ciclo de sessões clínicas, a 4 de maio. 

O presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz, o presidente do Conselho de Médico da CUF, João Paço, a presidente do Conselho de Enfermagem da CUF, Sara Martins, e um paciente, irão partilhar as estratégias adotadas para continuar a garantir resposta aos cuidados de saúde das populações e a forma como estas foram de encontro às necessidades dos doentes em tempo de pandemia.

Este ciclo de sessões clínicas é promovido pela CUF Academic Center e se quiser, ainda se pode inscrever, nas sessões que faltam aqui.