Fundação do Gil e Zippy criam a Clínica do Gil

No ano em que celebra 25 anos, a Zippy procura sensibilizar e promover uma discussão saudável sobre este tema que afeta tantas crianças. A Coleção Imaginária, é a resposta a esta preocupação em que 100% das vendas líquidas das peças revertem para a construção da Clínica do Gil.

A marca portuguesa “inspirou-se nos amigos imaginários das crianças, que muitas vezes aparecem para ajudar a solucionar problemas, e criou uma coleção com peças que efetivamente não existem”.

A Clínica do Gil é um projeto dedicado à saúde mental infantil, e conta com o apoio da Zippy para sensibilizar para esta problemática e alcançar os 150 mil euros necessários, através de uma campanha solidária: a Coleção Imaginária.

A Clínica do Gil surge no âmbito do projeto de Desenvolvimento da Fundação do Gil, e pretende acompanhar crianças e famílias, com dificuldades de integração social, devido a problemas do foro físico, emocional ou comportamental.

O espaço será aberto a toda a comunidade, com preços sociais e de mercado, e com o apoio de uma equipa técnica de terapeutas especialistas e permitirá uma intervenção especializada e integrada, no plano familiar, social, psicopedagógico e terapêutico.

Localizada no jardim da Fundação do Gil, em Lisboa, a Clínica disponibilizará terapias nas áreas da Psicologia Clínica, Psicopedagogia, Terapia da Fala, Educação Especial, Terapia Ocupacional e Terapias das Artes.

Os problemas de saúde mental nem sempre são fáceis de identificar e, segundo a OMS, mais de 30% dos jovens têm sintomas depressivos, mais de 16% dos jovens sofrem com ansiedade e, Portugal é o 2º país da Europa com a maior prevalência de doenças psiquiátricas.