AB-Biotics comprava eficácia de um probiótico no tratamento da Covid-19

Estas conclusões foram tiradas a partir dos resultados de um estudo realizado no México com 300 pacientes, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, positivos à Covid-19 e sintomáticos, mas não hospitalizados.

A maioria do sistema imunitário humano encontra-se localizado no trato gastrointestinal. Neste sentido foram analisados os impactos que a macrobiótica tem na resposta contra infeções respiratórias. Este “é o primeiro ensaio clínico randomizado e controlado por placebo sobre o uso benéfico de um probiótico no tratamento da Covid-19. A abordagem terapêutica através da microbiota permite ampliar e reforçar o arsenal terapêutico para esta doença e, embora este complexo probiótico tenha sido estudado com pacientes de Covid-19, a evidência atual sugere que o seu efeito estimulante da imunidade poderia ser aplicável a outras infeções virais”, explica Pedro Gutiérrez, investigador principal do estudo.

Da parceria estabelecida entre a AB-Biotics e a farmacêutica Zambon nasce o XebevirTM AB21TM que “mantém o normal funcionamento do sistema imunitário”. É sob este nome que este fármaco está a ser comercializado em Portugal. A fórmula probiótica AB21TM consiste em quatro cepas probióticas cuidadosamente selecionadas pelos seus mecanismos de ação: Pediococcus acidilactici CECT 7483 (KABP-021), L. plantarum CECT 7484 (KABP-022), L. plantarum CECT 7485 (KABP-023) e L. plantarum CECT 30292 (KABP-033).

O estudo ocorreu no Hospital General Manuel Gea González, na capital mexicana. Os 300 participantes, infetados com o vírus Sars-CoV-2, foram divididos em dois grupos: a um foi dado o medicamento e ao outro foi administrado um mero placebo. Segundo a empresa, “observou-se uma redução de vários dias na duração dos sintomas nos pacientes que tomaram o probiótico”. As conclusões do estudo revelaram que o grupo medicado com XebevirTM AB21TM desenvolveu anticorpos mais rapidamente que o grupo que não tomou o fármaco.

A AB-Biotics é uma empresa especializada em Biotecnologia funda em 2004 em Barcelona. Os seus produtos estão presentes em 50 países.

Saiba mais aqui.