Capgemini apoia Iniciativa internacional da ONU Verified, um movimento de solidariedade para promover o acesso universal às vacinas

A Capgemini aderiu à iniciativa da ONU que tem como objetivo ajudar a combater a desinformação sobre a COVID-19 e as vacinas. A Verified integra-se no contexto do esforço mais alargado das Nações Unidas para garantir o acesso universal às vacinas, especialmente nos países mais pobres.

A Verified foi lançada pela ONU em maio de 2020 como uma resposta à pandemia, com o objetivo de promover e partilhar informações claras baseadas em factos científicos e ajudar a fomentar a solidariedade a nível global no âmbito do combate à pandemia. Em 2020, esta iniciativa alcançou mil milhões de pessoas entre as que trabalham em agências da ONU, influenciadores, sociedade civil, empresas e plataformas de redes sociais em 130 países e em 50 línguas diferentes.

A Capgemini anuncia também, nesta ocasião, que faz um donativo no valor de 1 milhão de euros à United Nations Foundation e à Impact Foundation (India)para apoiar as campanhas de informaçãoda Verified tanto a nível global, como local. Estas campanhas são implementadas pelo Department of Global Communications da ONU e estão centradas, numa primeira fase, nos países fortemente atingidos pela pandemia.

“A desigualdade no acesso às vacinas é um dos maiores obstáculos que o mundo enfrenta para poder acabar com esta pandemia e realmente recuperar dos impactos causados desde o início de 2020,” afirma Aiman Ezzat, CEO do Grupo Capgemini. “Atualmente a desinformação e as dificuldades de acesso a informação científica de saúde pública são verdadeiros obstáculos ao acesso justo às vacinas nalgumas regiões. Enquanto empresa líder mundial com um forte sentido de responsabilidade para com as comunidades em que vivemos e trabalhamos, a Capgemini está empenhada em apoiar a iniciativa Verified.”

“Congratulamo-nos com a contribuição oportuna e generosa da Capgemini, e com a confiança que deposita no nosso trabalho,” declara Melissa Fleming, Under-Secretary-General for Global Communications da ONU. “Garantir que as pessoas em todo o mundo acedem a informações fidedignas e baseadas na ciência sobre as medidas de saúde relacionadas com a atual pandemia, bem como às vacinas, é o verdadeiro teste à nossa capacidade de superação conjunta desta pandemia.”

Esta contribuição espelha o empenho efetivo da Capgemini em garantir um acesso equitativo às vacinas, aos testes e aos tratamentos contra a COVID-19 em todo o mundo, implementados através da Social Response Unit da Capgemini. Em maio passado, a Capgemini já tinha anunciado uma outra contribuição de  2 milhões de euros à  UNICEF para apoiar a Access to COVID-19 Tools Accelerator (ACT-A), uma iniciativa de colaboração à escala global que visa acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso universal e equitativo aos testes, aos tratamentos e às vacinas contra o COVID-19, com especial foco na Índia e no Brasil. A UNICEF está a liderar, em nome da Global COVAX Facility (o elemento de vacinação da ACT-A) a maior operação de aquisição e fornecimento de vacinas alguma vez realizada, com o objetivo de disponibilizar e assegurar a entrega de 2 mil milhões de doses da vacina até final de 2021.