API organiza workshop sobre “Fact Cheking”

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) vai nos próximos meses realizar um conjunto de workshops sobre a “desinformação”, que consideram “uma ameaça à democracia, à sociedade, à economia e aos indivíduos”. Para a API a desinformação “coloca em risco a confiança do público nos meios de comunicação e coloca em perigo a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão”.

O primeiro workshop realiza-se nos dias 25 e 26 de novembro nas instalações do Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), Lisboa, com o foco nos “modelos de negócio dos media, em especial nos contextos digitais, e em que medida estes modelos são uma garantia de independência e de isenção da comunicação social”.

As sessões vão contar com Jean-Dominique Seroen, atual Coordenador Internacional do projeto Erasmus + Fact-checking.

Os restantes workshops vão ser organizados no primeiro semestre de 2022, que vão incidir sobre os temas: redes sociais e notícias falsas, o papel dos influenciadores, tecnologias digitais avançadas e legislação europeia para combater a desinformação.

As inscrições para o workshop sobre “Fact Checking” podem ser realizadas em: https://workshopsfactchecking.wordpress.com/inscricoes/