David Martins lança livro “Segredos da Vida de Um Médico”

Com cerca de 500 páginas e prefácio do Padre Vítor Melícias, o livro “Segredos da Vida de Um Médico – 40 anos no Serviço Nacional de Saúde” tem como principal motivação prestar homenagem à família, aos professores e colegas, aos doentes e a todos os que, de uma forma ou de outra, acompanharam o trajeto de vida de David Martins. “Sem o suporte imprescindível da minha família, estou certo, eu não chegaria até aqui. Eu tenho sido um Homem com sorte: no núcleo central da família, os meus pais e os meus irmãos sempre me incentivaram e acompanharam em todo o meu percurso”, refere o autor na nota introdutória do livro.

David Martins, com 70 anos, aborda assim as suas raízes, o percurso até se tornar médico oftalmologista e a experiência enquanto médico no Serviço Nacional de Saúde. “O público e as pessoas em geral desconhecem muito do que se passa nos bastidores da saúde! Tenho alguns segredos a revelar! É interessante que conheçam alguns, pelo menos. Também não faria sentido escrever este livro sem vos transmitir o meu apreço e reconhecimento pelos enfermeiros e seu papel na área da saúde, cada vez mais interpenetrados no trabalho da equipa médica! E também os assistentes operacionais, autênticos técnicos auxiliares de saúde que têm um sentido de equipa e responsabilidade de enaltecer. No bloco operatório, então, revelar-vos-ei o espírito de equipa que se constrói permanentemente com grande compromisso, cumplicidade e amizade!

Entrar no bloco operatório para operar um doente é das experiências mais bonitas, marcantes e interessantes que nós profissionais de saúde podemos experienciar! Mas que responsabilidade quando o fazemos! Não duvidem! (…) Por fim, e como mensagem especial que me inspirou, o doente, o centro de tudo, da nossa atenção, cuidado e preocupação”.  Ao longo das páginas deste livro David Martins revela, portanto, “acontecimentos e aventuras” que viveu durante a sua atividade de médico traçando, em paralelo, “um olhar crítico sobre o funcionamento e panorama atual do setor da saúde. Muitas das mensagens, curiosidades e segredos deste livro são centradas na pessoa, doente ou não, sabendo que todos nós um dia podemos estar em situação de necessitar de cuidados de saúde”, explica.